quarta-feira, 8 de junho de 2016

Dicas p/ APRENDER INGLÊS e outras línguas

Oi, gente!

Já faz alguns anos que eu tenho uma conta no Duolingo, um aplicativo onde você aprende e prática inglês (na verdade tem outros idiomas também). De vez em quando eu faço umas visitas a esse site para praticar. Hoje durante a minha "aula" no Duolingo eu pensei em fazer um post com dicas para aprender inglês.

Essas dicas também podem ser usadas para aprender qualquer outra língua.




Dica 1 - Assistir filmes e séries legendados!

Uma dica maravilhosa é assistir filmes e séries em inglês com legenda em português. Depois assistir de novo em inglês sem a legenda, para poder aprender a pronunciar as palavras e compreender o seu significado.


Depois de compreender o significado e a pronuncia é sempre bom assistir mais uma vez em inglês com legenda inglês para aprender como é a escrita das palavras.


Claro que não é só assistir três vezes e acabou a história, assista sempre até que seu vocabulário evolua, isso mesmo que nem Digimon. Por isso é essencial que pegue filmes e séries que você goste.

No meu caso eu pego como base para me dedicar a esses estudos as séries Supernatural (atualmente com 11 temporadas) e Friends (10 temporadas). E sempre estou reprisando Harry Potter, não um, mas todos os oito filmes.

Não é só esses que eu assisto em inglês com legenda, na verdade 99% dos filmes e séries que eu assisto é legendado, afinal o aprendizado nunca acaba.

Dica 2 - Dar uma de Tom Hanks e ler em outra língua.

No filme The Terminal (2004), Tom Hanks aparece em uma cena onde ele tem duas edições do mesmo livro (se não me engano é um guia de turístico). Mas como por em prática essa dica?

Eu leio o mesmo capítulo do livro duas vezes, uma vez no livros em inglês, depois na edição em português. Leio o capítulo seguinte em português, e em seguida o mesmo capítulo na edição em inglês. E vou revezando e se não entendo, volto e leio tudo de novo, para praticar a compreensão.

É importante que o leitor tente compreender frases e sentenças, em vez de tentar traduzir cada palavra, pois nem sempre os significados das palavras soltas tem o mesmo sentido na frase toda. Com o passar do tempo você não vai precisar ter uma edição traduzida para poder entender a edição original.

Para essa dica, é essencial que comece com uma leitura básica, de preferência autores que você já tenha lido em português, quando você perceber já terá evoluído para um nível de leitura mais difícil. E lembre-se de estabelecer uma meta de leitura diária, como por exemplo um ou dois capítulos por dia.

Abaixo uma lista com livros com os quais podemos começar a ler em inglês.
  • Harry Potter de J.K. Rowling
  • The Tales of Beedle, the Bard de J.K. Rowling
  • The Fault In Our Stars de John Green
  • An Abundance of Katherines de John Green
  • Looking For Alaska de John Green
  • Percy Jackson and The Olympians de Rick Riordan
  • The Red Pyramid de Rick Riordan
  • Wonder de R.J. Palacio
Não esqueça que também pode ler a HQ do seu super heroi favorito, afinal as histórias em quadrinhos tem textos curtos e de fácil compreensão.

Dica 3 - Seja louco! Fale sozinho na frente do espelho! ou Cante!

Não tenha vergonha de praticar as pronúncias, seja sozinho ou acompanhado. E por falar em acompanhado segue a próxima dica.


Dica 4 - Converse


Seja conversação oral ou por mensagens de texto. Chame um amigo, um primo, um irmão, um tio ou seus pais para praticarem com você. Assim você tem uma companhia e sempre terá com quem praticar o seu inglês e não enferrujar.

Dica 5 - E pense! Pense em inglês.

Mas o que é pensar em inglês? Pensar em inglês, é pensar sem precisar passar pela etapa da tradução. Quando você pensa em inglês, você não precisa traduzir seu pensamento, ou seja, você não o traduz do português para o inglês. O pensamento simplesmente surge em sua mente já na língua inglesa. Pensando em inglês você vai ficar cada vez mais familiarizado com o idioma.


Dica 6 - Não Procrastine!

Não deixe para amanhã ou semana que vem! Comece hoje!
Comece novamente amanhã!
Comece no dia seguinte de novo!




Dica 7 - Viaje! Faça intercâmbio!

Se tiver a oportunidade de viajar, viaje. Durante uma viagem você com toda a certeza vai usar as dicas anteriores como base para poder se comunicar e se divertir no seu destino.

~ ~ ~

Gostou das dicas? Usou alguma delas
Não esquece de contar como foi sua experiência aprendendo outra língua. Aproveita e deixa sugestões de livros, filmes, séries e aplicativos para mim e para os leitores.

Até a próxima!

  _   _   _   _   _
Redes Sociais! *_*

vitoriacholanda@bol.com.br | 📖 skoob.com.br/perfil/cholanda

2 comentários:

  1. Adorei! São dicas realmente muito úteis. Não sou fluente em inglês, mas entendo algumas coisas e tudo que sei aprender com séries e filmes.
    Adorei o post!
    Beijo!!!

    Virandomundos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! ^^
    Essas dicas são muito válidas! Uso todas elas sempre. Quando assisto um filme pela primeira vez prefiro legendado em português, mas nas outras vezes vai em inglês mesmo ou sem legenda.
    Eu estou relendo HP em inglês e fazendo as resenhas. Nunca tinha feito. Uma pessoas comentando na resenha disse ter medo de ler em inglês. Gente, medo? Se é uma história que você já conhece, tem dicionários e a versão português... medo de que? Coragem gente!!

    Beijos;

    Blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    Wattpad: https://www.wattpad.com/user/helainaideas
    Fanpage: https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir