segunda-feira, 16 de março de 2015

As Vantagens de Ser Invisível

"Ele é invisível. Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende." 

Nem todo mundo é como o Charlie, que consegui amar todos os livros que lê e seu favorito é sempre o último livro que leu. As Vantagens de Ser  Invisível é um livro incrível e cativante que te faz rir, chorar e chocar com os acontecimentos ao passar das páginas. Esta foi a primeira vez que li o livro e me apaixonei, consegui me surpreender com a história mesmo tendo assistindo o filme duas vezes e como todos bem sabem o livro tem detalhes que o filme não tem.

A história é contada pelo ponto de vista do próprio Charlie através de cartas para um amigo anônimo. Ele está em seu primeiro ano do ensino médio e não sabe o que esperar, ele não tem amigos. O seu único e melhor amigo cometeu suicídio há alguns meses e a outra pessoa com que ele falava, Susan, parece completamente alheia a ele.



Seu irmão está na faculdade e sua irmã se preparando para tal, logo Charlie se vê solitário e enfrentando dificuldades como calouro nessa nova etapa escolar. Em determinado ponto da história ele conhece Patrick e Sam, alunos veteranos que fazem parte de um grupo muito peculiar. Ao estar com eles ele começa a descobrir um pouco mais de si e um pouco mais da vida. Vários assuntos como sexualidade, drogas e aborto são abordados de forma consciente pelo autor, onde o leitor não tem necessidade de fugir e sim de continuar a história sem o medo/tabu proporcionado por tais temas. O nosso personagem principal começa a notar coisas das quais nunca tinha reparado, a sua vida é intensa, e cheia de fatos interessantes como discussões adolescentes e agressões familiares, ninguém escapa dos "assuntos sérios" neste livro, nem seus novos amigos e nem sua família.

Sempre acontece algo inusitado tirando novas questões que podem vir à acontecer com qualquer um. Livro para ser livro da adolescência a fase adulta, para tirar preconceitos e tabus, para ajudar a enfrentar os medos e buscar um amigo para conversar (mesmo que esse seja seu professor de Inglês), mostrando que nem tudo esta perdido e que ninguém deve se isolar quando esta com problemas e sim procurar algum tipo de ajuda.

As Vantagens de Ser Invisível nos faz ser o amigo anônimo que recebe as cartas e nos faz ansiar para saber mais sobre o Charlie e seus entes queridos. Também nos faz querer ler, reler e compartilhar essa fascinante história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário