postagens recentes TOPO

28 de dez de 2014

Oscar Literário 2014


Ainda não tenho um total de quantos livros eu li em 2014, mas a Minha Restrospectiva Literária já foi postada e agora venho com a tag Oscar Literário, por indicação da querida Alba Bez do blog Trampolin-e. São dez categorias, das quais cada uma eu indiquei três personagens ou livros para uma difícil decisão de escolher um vencedor. Sem dúvida 2014 foi um ano maravilhoso em relação a leitura, pois eu conheci: novos livros,  novos mundos, novos autores e me apaixonei perdidamente por muitos personagens, assim como odiei alguns. Então vamos ao tão esperado Oscar Literário 2014.


1. Melhor personagem coadjuvante masculino
As indicações para esta categoria foram: Palha de Artemis Fowl; Hassan de O Teorema Katherine e Caçador de Saga Encantadas. Para esta eu escolhi como melhor personagem coadjuvante masculino o Caçador da Saga Encantadas, mesmo sendo um personagem que não esperava tanta importância esteve presente em todos os livros da trilogia e sem dúvida trouxe a história ao ponto que não nos faz acreditar no emaranhado de confusões e decisões que os personagens se encontram.



2. Melhor personagem coadjuvante feminino
As indicações para esta categoria foram: Prim de Jogos Vorazes; Nina de O Diário Póstumo de Charlotte e America de Desastre Iminentes. Para esta categoria eu escolhi como melhor personagem coadjuvante feminino a Nina do Diário Póstumo de Charlotte, mesmo com seus sonhos sendo interrompidos ela não desistiu de tentar uma melhor comunicação e amizade com a mãe e sem dúvida é uma das melhores amigas que qualquer garota deveria ter.



3. Melhor capa
As indicações para esta categoria foram: O Teorema Katherine; As Crônicas de Bane e O Último Guardião de Artemis Fowl. Esta foi uma das categorias mais dificeis de escolher um vencedor, afinal foram três das capas mais incríveis do ano. Mas como eu tinha de escolher uma eu fiquei com As Crônicas de Bane de Cassandra Clare, pois ela nos mostra todo o luxo, porder e glamuor do alto feiticeiro do Brooklin, Magnus Bane.


4. Melhor título
As indicações para esta categoria foram: O Guia do Mochileiro das Galáxias; A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista e O Segredo do Meu Marido. Os Três títulos foram incríveis e estão presentes em cada linha de suas respectivas histórias, mas eu fico com o Guia do Mochileiro das Galáxias, um livro que me trouxe risadas do começo ao fim e que sem dúvida me identifiquei nos vários modos que um mochileiro pode usar sua toalha, afinal eu também sou uma mochileira.



5. Melhor mundo imaginário
As indicações para esta categoria foram: Dragões de Éter; Jogador Nº 1 e Cinder. Outra difícil decisão, Cinder sem dúvida foi um dos melhores mundos que conheci esse ano, mas no melhor estilo Alvaro Garneiro digo que este ainda não é meu melhor mundo imaginário. Jogador Nº1 me marcou muito e seria minha escolha final, mas eu li Dragões de Éter e esse sim se tornou o meu melhor mundo imaginário.




6. Melhor protagonista masculino

As indicações para esta categoria: Wade de Jogador Nº 1 ; Gordo de Quem é você, Alasca? e Nico d'Angelo de Sangue do Olimpo. Acho que mesmo algumas pessoas dizendo que ele não é o personagem principal da série acho que se você tem alguma importância para ter capítulos com seu ponto de vista, você é protagonista sim. Então eu fico com Nico d'Angelo, o personagem evoluiu bastante desde A Maldição do Titã (sua primeira aparição nos livros do Rick Riordan) e me deixou apaixonada por ele.


7. Melhor protagonista feminino
As indicações para essa categoria foram: Tessa Gray; America Singer e Cinder. Ela me conquistou e roubou meu coração. Quem vence a categoria de melhor protagonista feminino é Tessa Gray de Peças Infernais e também por suas participações em Instrumentos Mortais, também de Cassandra Clare.


8. Melhor final
As indicações para esta categoria foram: O Sangue do Olimpo; Princesa Mecânica e Finale. Três grandes livros que me marcaram este ano, mas assim como disse na minha retrospectiva literária 2014, se me falassem que esse série estaria nos meus melhores do ano eu não acreditaria. Mas esse livro sem dúvida foi incrível e fez com que a série Hush, Hush ganhasse alguns pontinhos comigo. O melhor livro da série seguindo do primeiro volume da mesma.





9. Melhor autor
Tive um grande problema nessa categoria pois ela simplesmente diz Melhor Autor e não Melhor Autor/Autora que eu poderia colocar autores e autoras misturados, então decidi dividir essa categoria em Melhor Autor e Melhor Autora, o que internamente eu acho que foi uma desculpa minha para colocar seis indicações e dois vencedores. As indicações para Melhor Autor foram: John Green; Raphael Draccon e Rick Riordan. As Indicações para Melhor Autora foram: Cassandra Clare, Kiera Cass e Sarah Pinborough.
E os vencedores desta categoria foram Raphael Draccon e Sarah Pinborough, dois grandes autores que me cativaram e me alucinaram ao recontar seus pontos de vista dos contos de fadas. Agora relendo os contos para crianças eu percebo que nada é o mesmo pois fico lembrando das cenas dos livros destes dois autores.

10. Melhor livro
As indicações para esta categoria foram: Extraordinário; Dragões de Éter Caçadores de Bruxas e Poder de Saga Encantadas. O livro escolhido para esta categoria foi Extraordinário, o livro mais amado e mais cativante de todos os tempos. Esta lado a lado com o meu amado O Pequeno Príncipe na minha lista de perfeições.

Obrigada pela audiência e quem sabe teremos o Oscar Literário 2015. Sinta-se a vontade para fazer e deixar o link nos comentários, afinal eu quero ver quem você escolheu. Exceto o Vitor Iury do Solstício e Equinócio, você está sendo intimado para resonder a esta tag. Beijos e Feliz Ano Novo!

2 comentários:

  1. GOSTEI DEMAIS DESSE BLOG! FUI UMA LEITORA TAMBÉM COMPULSIVA E DEIXEI DE HERANÇA PARA MINHAS FILHAS ESSA ATITUDE DE LER, LER... TENHO BLOGS, MAS ESTÃO MEIO ESQUECIDOS, EM BREVE ATIVAREI-OS, LÁ TENHO ALGUMAS LEITURAS QUE SELECIONEI. FELIZ ANO NOVO COM MUITOS LIVROS! BEIJOS!

    ResponderExcluir
  2. O Caçador <3 Nico <3 Finale <3 Draccon <3 Sarah <3 Auggie <3

    AMEI SEU OSCAR ;)

    ResponderExcluir