postagens recentes TOPO

17 de nov de 2014

Maze Runner - Ordem de Extermínio

EPIDEMIA... EXTINÇÃO... EXPLOSÕES...
CONTÁGIO... DEVASTAÇÃO...

Confira a resenha de Maze Runner Correr ou Morrer.

Terminei sábado de madrugada a leitura de Maze Runner Ordem de Extermínio, quarto livro da saga de James Dashner, que antecede a trilogia Maze Runner. Este livro conta a história antes de tudo que conhecemos.

ANTES DE O CRUEL EXISTIR,
ANTES QUE HOUVESSE O LABIRINTO E
MUITO ANTES QUE THOMAS INGRESSASSE NA CLAREIRA.

O livro é dividido em três momentos cruciais, começando com o prólogo onde conta que estão retirando as memórias de Thomas que em seguida é colocado na caixa e ingressa à clareira. Em seguida temos a história principal que acontece 13 anos antes da trilogia, parte essa que é dividida em dois pontos de vista, em breve chegaremos a estes detalhes. E ao fim temos o epílogo onde buscam o pequeno Thomas dos braços de sua mãe para salvar o mundo.

O livro é divididos em dois pontos de vista digamos assim: o presente e o passado, o segundo na verdade está mais para flashbacks nos sonhos do nosso protagonista, Mark, onde vemos algumas cenas do momento em que as chamas solares atingiram a Terra e "destruíram o mundo" até acontecimentos e decisões que levaram os nossos personagens até a condição que eles se encontrão.

A história da destruição do mundo e da civilização, e de como algumas pessoas planejaram soluções drásticas e cruéis para a sobrevivência da humanidade e do planeta à beira do caos e da extinção.

Além de Mark, temos Alec, um ex-soldado que já esteve em várias guerras e tem a responsabilidade de proteger e salvar seus amigos de pessoas malucas e uma doença cujo sintomas parecem se diferenciar de um indivíduo para outro.

"já arranjaram um nome para isso. Estão chamando de Fulgor." -página 191

A ORIGEM DO FULGOR.

"Não há como ser uma boa notícia. Se algo ganha um apelido, significa que é grande e está sendo comentado. Definitivamente, não é boa notícia." -página 199

Durante a leitura conhecemos alguns personagens que de fato achamos que terão alguma importância na história, mas eles vem e vão, alguns são completamente loucos e outros apesar de sãos, não sabemos em que grau de comprometimento ao Fulgor estão e ainda tem Didi a garota que foi atingida há alguns meses e não sofreu nenhum dano. Em um resumo muito bem específico e talvez um grande SPOILER: todo mundo morre. Não posso dizer que esse foi meu Maze Runner, mas posso dizer que sem dúvida foi um dos melhores livros da série. Me deixou perdida e de coração partido ao final, com perguntas sem respostas e claro querendo ter mais de Mark e Alec em um novo livro. "Será que Didi é a Teresa?" Essa foi a pergunta que me levou até a última página.

"Ela é imune ao fulgor. Ela pode ajudá-los. Façam isso antes que a loucura invada o mundo." -página 375

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu achei que a Didi era a Teresa por que a Teresa é a garota escolhida que é imune ao Fulgor.

      Excluir