segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Maze Runner Correr ou Morrer #falta3diasprofilme

Primeiramente gostaria de agradecer o Ricael por ter me emprestado o livro. PS: Quero o box desesperadamente. :P

Faltando três dias para a estreia do filme Maze Runner aqui no Brasil, eu li Correr ou Morrer de James Dashner, que o primeiro volume da série Maze Runner que originou o filme.

O livro conta a história de um grupo de garotos que se denominam clareanos e vivem em um lugar que eles chamam de Clareira. Em volta desse lugar tem pedras gigantes que são na verdade portas de um labirinto. (Acho que é meio obvio perceber durante a leitura que eles moram no centro do labirinto.)

No centro da clareira digamos assim, ele tem uma caixa de metal (um elevador) que trás todo mês em determinado dia um novato e em um determinado dia da semana suprimentos como: comida, roupas e o soro da dor.

Dentre o grupo de clareanos encontramos diversas profissões, e entre elas temos os corredores, que são os únicos  entrar no labirinto assim que a portas abrem pela manhã (e tentam voltar antes delas fecharem a noite) para mapear o labirinto e encontrar uma saída.

O personagem principal do livro é o mais novo novato da clareira, ele nos é apresentado na primeira página e assim como os outros garotos ele só lembra de seu nome, Thomas. Desde a sua chegada começa a ocorrer coisas estranhas, como dois novatos no mesmo mês, ou melhor dizendo em dias seguidos sendo um deles, Teresa, a primeira garota do grupo. Os suprimentos começam a parar de chegar e o sol começa a sumir por motivo inexplicável.


Thomas sente que já esteve naquele local, e também uma grande necessidade de ser corredor. Os corredores correm um grande perigo no labirinto a noite assim como qualquer clareano, pois existem os verdugos, animais/monstros que tem uma forma difícil de ser definida. Quando algum clareano é picado por verdugos eles tem de receber o soro da dor, que os fazem passar por uma transformação, e terem alguns flash de sua vida anterior ao labirinto.

Algo que deve ser esclarecido desde já, é que logo após a chegada de Teresa a clareira, ela entra em coma e é por esse motivo que só se descobre a sua importância, a verdade sobre Thomas e outros mistérios com o desenrolar da história quando se está bem próximo de descobrir como sair do labirinto.

Mas todos tem dúvidas e não sabem no que e em quem acreditar, o que torna todas as decisões do conclave dos encarregados muito mais difícil.

Minha observação pessoal para o livro: "Dei três estrelas para o livro no skoob, porque o livro é muito bom, mas não me cativou tanto quanto eu esperava. Claramente da para notar que não é normal pessoas que não tem nenhuma memória de sua vida anterior viver no meio de um labirinto de pedras gigantes que se movem, então de cara eu já imaginava que o livro teria um 'Q de Divergente', no fator somos um experimento e precisamos saber o que tem lá fora, vamos fugir daqui e tudo mais. E também porque o único personagem que consegui gostar e me apegar morreu. Espero que os próximos livros sejam melhores."





Um comentário: