sábado, 20 de setembro de 2014

Jubi e O Fantástico Mundo das Fanfics #1

Hello maravilhoooooosos! Como prometido hoje eu trarei uma postagem “de verdade” para vocês, mais que isso, hoje eu iniciarei uma série de postagens sobre FANFICS!!!!

A princípio a ideia era fazer apenas um post, mas, porém, contudo, todavia eu só leio a um tipo de fanfics, aquelas que falam sobre o incrível universo de Harry Potter e, para ser ainda mais específica, apenas as de um site. No entanto seria no mínimo desrespeitoso falar tão pouco de um universo tão vasto. Então meu querido – e belíssimo - namorado me deu a ideia de fazer uma série de postagens sobre o assunto e ir lendo as histórias de outros temas no decorrer da duração da série, uma espécie de maratona de fanfics (o que seria de mim sem esse garoto?). Então agora está aberta a série O Fantástico Mundo das Fanfics! (aplausos).

Nesse primeiro post eu falaria para vocês sobre as fanfics que eu leio, que são as de Harry Potter, porém quero deixar vocês atualizados do assunto da série, então para começar:

O que diabos é uma fanfic?


Fanfic são estórias que, como o nome sugere, são normalmente escritas por fãs de estórias já existentes e que se utilizam do universo dessas estórias.

Confuso ainda? Bom, você por algum acaso já leu um livro ou assistiu uma serie, anime, filme e não concordou de jeito nenhum com o fim deste? Ou com o destino de um personagem? Ou simplesmente é tão apaixonado por uma estória que desejaria que ela tivesse continuação? É para pessoas como você (nós) que as fanfics existem. Nelas os fãs escrevem coisas que poderiam ter acontecido ou excluem coisas que pra eles não precisavam ter sido feitas.

As fanfics podem ser extremamente loucas e estranhas, acredite em mim, já que o autor tem liberdade para fazer o que quiser com a estória que já existe como, por exemplo, inserir dragões em A Culpa É das Estrelas, fazer o Draco namorar o Harry, e sim são o Draco e o Harry que você está imaginando, fazer a Bella e o Edward serem sadomasoquistas (e nesse caso em particular a autora da fic ficou famosa e criou sua própria saga, é querido são os polêmicos, pra dizer o mínimo, livros da E. L. James) e por aí vai. Uma outra característica desse tipo de texto é que não pode ter nenhum tipo de fim lucrativo ou do contrário o ficwriter (o escritor da fic) pode acabar sendo processado por plágio, o que é algo perfeitamente justo venhamos e convenhamos.

Bom, existem vários sites sobre fanfics, o que eu acesso é o FanFiction, um site americano gigantesco com milhares de fics de diversos autores de diversas nacionalidades. Atualmente você pode modificar a língua do site fazendo com que as fics sejam traduzidas para o português pelo famosíssimo Google Tradutor, porém eu não recomendo essa prática, procurar por autores brasileiros é bem melhor. Outro site com que estou familiarizada, apesar de nunca ter lido nele, é o Nyah! esse é um site brasileiro, ou seja, nada de problemas com relação a linguagem. Esses dois sites serão minha fonte de pesquisa e estarão presentes nas postagens.

Se você pretende acompanhar a série dá uma passada lá no Liga dos Betas, um  blog maravilhoso sobre o universo das fics pra quem escreve e pra quem quer apenas entender, deixarei aqui um guia de termos para vocês irem se familiarizando.


É isso aí gente, espero que vocês tenham ao menos entendido o básico, ler fanfics pode ser algo extremamente prazeroso, algumas fics são tão longas e tão boas quanto livros de verdade e toda vez que eu paro pra acessar o FanFiction acabo passando horas perdida entre realidades diferentes da original (AMO Draco e Gina, sou louca, eu sei), na próxima postagem vou falar das fics de HP pra vocês e tentar explicar ainda mais sobre o Fantástico Mundo das Fanfics! 3bjs sociedade leitora.




2 comentários:

  1. Simplesmente, adorei! Título incrível. Postagem Diva!
    Não sei se você sabe, mas o blog começou com fanfics, depois te mando um link pra você dar uma olhada, elas ainda existem no tumblr.
    Eu acompanho algumas no site do Nyah! uma dela que eu estava acompanhando era uma da Seleção, mas no momento está parada no capítulo 22/23.
    Beijos linda, boa sorte!

    ResponderExcluir