domingo, 14 de setembro de 2014

Fantástico: "Compra um livro pra mim, por favor!"



Acabo de ver uma reportagem incrível no Fantástico, na nova temporada da série “Vai fazer o quê” vemos uma cena muito comum, um menino "de rua" pedindo algo. Mas ai que começa a ficar emocionante, quando as pessoas chegavam perto do jovem ator que se passava por um menino de rua, ele dizia: "Compra um livro pra mim, por favor!"

Muitas pessoas passavam com pressa e não escutavam o pedido ou nem prestavam atenção e simplesmente diziam aquela resposta automática: “Não, tenho”.
Algumas pessoas sem dúvida fizeram a diferença durante a reportagem, foram até a livraria para comprar o livro ou somente para ler para o menino.

Fábula UrbanaA reportagem foi baseada no livro Fábula Urbana de José Rezende Júnior, um álbum ilustrado que apresenta a releitura de uma cena bastante comum nos centros urbanos: a de crianças e jovens pedintes. O preconceito de um homem de terno torna-se conflituoso quando o pedido feito pelo menino, em vez de dinheiro, é de um bem cultural inquestionável: Moço, me paga um livro? A obra, bastante densa, passa a questionar nossos valores e certezas e os preconceitos da classe média, instigando grande reflexão social, para crianças e jovens de todas as idades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário