terça-feira, 11 de março de 2014

#Sugestão: Por que o brasileiro não lê?





#Sugestão de Allan Júnior via Facebook


As vezes eu acho que moro em um mundo paralelo ou então eu nasci no país errado, já que se ouve com nasci no país errado já que se escuta com certa frequência a frase: "o brasileiro não lê".

Mas esse conceito se baseia em que exatamente?
Se os brasileiros não leem, então também não somos leitores.

Mas o que é ser leitor? Essa resposta é bem simples. Para ser leitor, basta ler.


Como não foi estipulado nenhum critério para ser leitor e para ler, e como nós brasileiros sempre estamos constantemente lendo alguma coisa nas placas de trânsito e letreiros nas ruas, nas legendas dos filmes e dos vídeo games, nos anúncios dos supermercados e dos shoppings e até mesmo na internet. Esse conceito não tem nenhum fundamento.


Acredito que o ponto de vista de quem formulou essa questão é o mesmo ponto de quem formulou outra frase sem cabimento que me deixa desnorteada: "o brasileiro lê em média 4 livros por ano". COMO ASSIM?


Livros são coisas que não faltam. Nos últimos anos a quantidade de livros produzidos no Brasil cresceu e segundo a Câmara Brasileira do Livro, a produção anual se aproximava dos 500 milhões de exemplares, isso seria aproximadamente 2,5 livros para cada brasileiro.

O Brasil está em nono lugar no maior mercado editorial do mundo, com um faturamento de R$ 6,2 bilhões. Editoras estrangeiras têm desembarcado no país para investir na publicação de livros para os brasileiros que (supostamente) não leem.

E não é só isso, temos muitos escritores brasileiros que deixam o público querendo mais e mais de seus livros, como: Maurício de Sousa, Thalita Rebouças e Eduardo Sporh.  Assim  como muitas editoras brasileiras vem investindo em novos escritores como: Khêder Henrique, Jairo Sarfati e Renata Ventura.

Bom, depois de refletir por um tempo e ler uma postagem do Raphael Soeiro para o site da Revista Super Interessante acho que posso terminar esta postagem com a seguinte conclusão da ONU:

"Brasileiros leem pouco por que muitos foram do analfabetismos à TV sem passar na biblioteca. E só há leitura onde:
1) ler é uma tradição nacional,
2) o hábito de ler vem de casa e
3) são formados novos leitores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário