terça-feira, 20 de agosto de 2013

Potter vs. Jackson - Discussão Encerrada!

Confira também Dicionário de uma Leitora Compulsiva: Semi-Bruxa.
Confira também o blog parceiro Semideuses e Bruxos.

Devido as muitas confusões e discussões por conta da crítica Novo Percy Jackson é mais uma tentativa fracassada de copiar a receita de sucesso de Harry Potter feita por Felipe Gladiador no portal R7, resolvi fazer essa postagem.

Eu li essa crítica e achei uma completa bobagem e idiotice. Vi até mesmo alguns print's onde tinha sido colocado nesta mesma crítica que Percy era filho de Zeus.

As histórias são parecidas em alguns pontos sim (estou falando dos livros, não estou falando das adaptações, apesar de acreditar que as adaptações de Harry Potter apesar de algumas poucas coisas estarem diferentes do livro, sim foi 100% parecido e bem feito).

Eu sinceramente não vejo o porquê de tanta discussão, J. K. Rowling não foi a primeira pessoa a escrever sobre o excluído que se torna o escolhido em um mundo diferente. Tenho dois grandes exemplos dos quais a própria J.K. se inspirou: J. R. R. Tolkien autor da trilogia O Senhor dos Anéis e C. S. Lewis autor de As Crônicas de Nárnia.

Quando Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios foi lançado em 2005 o próprio Rick Riordan assumiu que o enredo e os personagens se assemelham com os de J. K. Rowling. E como resposta as acusações de plágio em torno de Percy Jackson e Harry Potter, Rick Riordan se pronunciou dizendo:
"Ela [Rowling] estabeleceu o padrão para a nova literatura infanto juvenil, mas Percy e Harry são crianças muito diferentes, que vivem em mundos diferentes."

A própria revista recreio colocou em uma de suas edições a seguinte matéria:
Harry ou Percy? - Confira o que o garoto-bruxo e o heroi de O Ladrão de Raios tem em comum e ESCOLHA o seu preferido. Escolher e não brigar feito idiotas. (para conferir as imagens grandes clique com o botão direito, abrir em uma nova guia)




Como eu disse em uma postagem no facebook isso está ficando ridículo.
Eu, assim como muitas pessoas gostam e curtem muitos livros e sagas diferentes. Acreditar numa crítica sem futuro e ficar dizendo que tal saga é melhor, não está com nada. Respeito a opnião de cada um por achar que a saga que você gosta é melhor, mas ficar brigando e discutindo é uma coisa ridícula.

  

As pessoas que estão brigando deveriam ter vergonha dessas marmotas, deixar as besteiras de lado e se unir para ter um fandon ainda maior. Se os próprios atores que interpretam os personagens que tanto amamos convivem juntos e se dão bem, por que nós que somos fãs não podemos também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário