quinta-feira, 27 de junho de 2013

#Entrevista com Júnior Menezes - autor de Akelon Um Novo Mundo

A entrevista foi feita no seguinte esquema: enviei as perguntas para o e-mail dele e depois ele enviou as respostas para mim.

Fala um pouco sobre você.
Sou um cara que leva uma vida simples, estudo e estou em busca de trabalho na área de Informática técnica. Gosto de viajar, tocar bateria, estudar e, logicamente, ESCREVER!!! No mais sou igual a qualquer outra pessoa que sonha e sempre que posso tento realizá-los!!! Ser autor independente aqui em nosso país não é fácil e só se aventura nesta área quem a ama de verdade!!!



Qual seu autor(a) preferido?
Júlio Verne!!!
Qual o estilo literário que mais te atrai e quais são seus livros preferidos?
Sou vidrado em Ficção-cientifica!!! Os meus livros prediletos são muitos, mas citarei alguns:
-A volta ao mundo em 80 dias (Júlio Verne);
-20.000 léguas submarinas (Júlio Verne);
-Viagem ao centro da Terra (Júlio Verne);
-Os passageiros do futuro (Wilson Rocha);
-O mistério do cinco estrelas (Marcos Rey);
-Énigma na televisão (Marcos Rey);
-Garra de campeão (Marcos Rey);
-Doze horas de terror (Marcos Rey);
-Um rosto no computador (Marcos Rey);
-2001 - Odisséia espacial (Arthur C. Clarke);
-Xisto no espaço (Lúcia Machado de Almeida);
-As aventuras de Xisto (Lúcia Machado de Almeida);
-Na barreira do inferno (Sílvia Cintra Franco);
 e muitos outros.
Conte-nos um pouco sobre o universo de Akelon.
Akelon é um planeta localizado em uma galáxia que fica há anos-luz da Terra, é habitado pelos humanitons e outras raças. É um planeta que vive um conflito militar entre Humanitons e Lazarrarianos. Este é o contexto do mundo em si. Agora falando da série Akelon, ela conta as aventuras de duas personagens principais Sarah Redner e sua filha Lady Fênix.
Se trata de uma narrativa sobre ficção-cientifica autêntica, tipo o seriado Galáctica - Astronave de batalha e tantas outras. 
Como e quando surgiu a ideia de escrever Akelon?
A ideia eu tive quando ainda era criança, nos anos 90, mas, inicialmente, eu tinha em minha mente criar uma Histórias em Quadrinhos, mas no decorrer do que eu escrevendo no roteiro ficava muito grande para uma HQ, foi então que em 2006 tive a ideia de transformar em livro e foi assim que surgiu o mundo Akelon em minha vida.
 Como foi ter seu primeiro livro publicado?
Uma emoção muito grande... É diferente, você ter algo em seu computador ou manuscrito... Quando o livro é impresso, você pode pegar nele... sentir... se torna quase que um ser vivo... Mas, que fique bem claro que os meus livros estão disponíveis apenas no Clube de Autores, ainda não pude publicá-los em uma editora convencional, mas estou trabalhando para que isso aconteça.
Você pode nos dizer quantos livros terá a série Akelon? E se puder divulga os títulos.
Quando eu escrevi Akelon - Um novo mundo, não imaginava que se tornaria uma série, mas percebi que havia muitas "chamadas" ao final do livro, para uma continuação que foi o que aconteceu em Akelon - A invasão dos povos abelha!!! Atualmente, estou escrevendo o terceiro livro e pretendo lança-lo ainda em 2013!!! Se chama Akelon - A ira dos revoltosos!!! Ainda não sei quantos livros terá a série, mas talvez eu escrevo até o sexto livro. Na verdade, a série Akelon, não se resume apenas aos livros que recebem este título... Por exemplo, O planeta perdido - Krônnus, não tem o título Akelon, mas conta com personagens que estão presentes nos livros Akelon, é como se fosse uma extenção da série.
Além de escritor você também é ilustrador. Pode me dizer se foi você que ilustrou esse universo fantástico ou foi um trabalho em cojunto com outros ilustradores? 
Sim, tudo que tem nos meus livros foi feito por mim!!!Inclusive a diagramação!!!As ilustrações das cenas dos livros, o design dos personagens, tudo sou eu que faço!!! A única coisa que não é de minha autoria são as capas dos livros!!! Mas, na verdade, em um mundo concorrido como é o mundo literário e onde os serviços custam muito caro, é dificil sobreviver apenas escrevendo, o autor tem que entender de tudo um pouco... Para poder compor uma obra com a qualidade melhor possível.
Você quer deixar uma mensagem para os leitores?
Sim!!! Peço aos meus amigos leitores que prestem mais atenção nos autores brasileiros, com ênfase, nos mais jovens, pois existe muito material bom, pronto para ser apreciado por vocês, afinal de contas, não existe um autor, sem os leitores!!! E para os meus colegas autores eu lhes digo que sigam em frente, continuem escrevendo sem se importar com fama ou dinheiro!!! Escrevam por amor a arte e pelo prazer de se realizarem como pessoas... O resto é questão de sorte!!!
Deixo aqui os meus mais profundos agradecimentos por esta entrevista maravilhosa!!!

Contatos de Júnior Menezes

3 comentários:

  1. Olá, gosto e admiro o trabalho do grande artista Júnior Menezes! É pessoa de um talento incrível e que logo será reconhecido! Assim passa para as pessoas talentosas, dedicadas e de grande coração como ele.
    Gostei da entrevista e de poder conhecer mais do trabalho de Júnior.
    Beijos para vcs.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Excelente entrevista, Vitória! Conheço o Junior Menezes há cerca de dois anos e sou fã de suas historias e ilustrações. Sucesso, Junior, e que venham mais publicações tuas, de forma independente ou, melhor ainda, em uma editora convencional, que reconheça o teu valor.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela entrevista maravilhosa e por me ajudar a divulgar o meu trabalho!

    ResponderExcluir