postagens recentes TOPO

22 de mai de 2013

#Floreios e Borrões: Lançamento do Manual de Fonética e Fonologia: descomplicando o conteúdo para afiar palavras.

Oie gente!
Hoje dia 22/05/13 às 17:30h no auditório Castelo Branco no IFCE houve o lançamento do Manual de Fonética e Fonologia: descomplicando o conteúdo para afiar palavras; livro de José Breves filho, Jean Custódio de Lima (meu professor de inglês) e Jefrei Almeida Rocha.



Este livro nos trás dicas e explicações  da nossa Língua Portuguesa e também nos trás uma questão que muitas pessoas tem dúvidas: "Qual a diferença entre Fonética e Fonologia?"

A fonética  estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas (aparelho fonador). Cabe a ela descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas e perceptivas. Ela fundamenta-se em estudar os sons da voz humana, examinando suas propriedades físicas independentemente do seu “papel linguístico de construir as formas da língua”. Sua unidade mínima de estudo é o som da fala, ou seja, o fone.
A fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases. Sua unidade mínima de estudo é o som da língua, ou seja, o fonema.
A Fonética se diferencia da Fonologia por considerar os sons independentes das oposições paradigmáticas e combinações sintagmáticas.
[fonte: infoescola.com ]

Confiram algumas fotos que eu tirei durante o evento. Desculpem a péssima qualidade das fotos eu bate no celular. (risos)





Apresentação de Slides para apresentar a diferença entre Fonética e Fonologia e deixar os presentes com muita vontade de ler o livro.

O prof. Eduardo Bastos, eu e o prof. Jean Custódio.

Lancinho depois da apresentação do livro, antes da sessão de autógrafos.

Eu e o meu bestfriend Ray prestigiando o lançamento do livro.
  
Essa foto eu tirei, na segunda feira dia 20/05/13, quando o professor Jean nos convidou para o lançamento do livro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário