segunda-feira, 5 de novembro de 2012

#Entrevista com Renata Ventura - Autora de A Arma Escarlate




A entrevista foi feita no seguinte esquema: enviei as perguntas para o e-mail dela e depois ele enviou as respostas para o meu e-mail.

~> Oi, Renata! Como vai?
Vou muito bem! Muito feliz com o carinho dos meus leitores.

~> Fala um pouco sobre você.

Bom, eu sempre quis ser escritora... Me formei em jornalismo porque achei que seria o curso mais completo, que me daria mais ideias para meus livros e me ensinaria várias técnicas de escrita. Foi uma boa escolha! Depois, trabalhei por três anos com cinema documentário, mas pedi demissão para poder terminar meu livro, pois não estava tendo tempo de escrever.

~> Qual seu autor(a) preferido depois da J.K. Rowling?
Com certeza, Anne Rice, autora da série do Entrevista com o Vampiro. Ela é fantástica.

 ~> Fora Harry Potter quais são seus livros preferidos?
Os livros da Anne Rice. Já li muitos, várias vezes.
Mas gosto também de ler livros de história, filosofia, sociologia... adoro biografias... Todos esses livros me dão muita inspiração e muitas ideias.

~> Como e quando surgiu a ideia de escrever 'A Arma Escarlate'?
Surgiu quando eu vi uma entrevista com a J.K. Rowling (acho que em 2005), em que um fã norte-americano dela lhe perguntava se ela um dia escreveria um livro sobre uma escola de bruxaria nos Estados Unidos. Ela respondeu que não, mas que ele poderia escrever um, se quisesse! Foi então que surgiu a ideia de falar sobre como seria o mundo mágico no Brasil! Certamente ele seria mais bagunçado do que o mundo mágico inglês; mais desorganizado, rsrs. Eu aproveitaria a fantasia para falar da nossa realidade. De nossos problemas e qualidades!

~> Como foi o processo para escrever e publicar seu primeiro livro? E qual a sensação de ter ele publicado e já tendo vários fãs?
Eu levei cinco anos para escrever esse primeiro livro. Isso porque, além de estar trabalhando com cinema, eu precisava pesquisar muito para o livro. Pesquisei sobre como era a comunidade Santa Marta em 1997, pesquisei sobre nosso folclore, sobre história brasileira... pesquisei muita coisa para esse livro. E também demorei porque eu já aproveitei para planejar os próximos livros da série. Agora já está tudo muito bem planejado! É só eu sentar e começar a escrever o segundo - que vai ficar pronto em bem menos tempo do que o primeiro, eu garanto! rs

Puxa, a sensação de ter fãs apaixonados é muito boa. Eles me dão cada vez mais ânimo para escrever os outros livros! Todos os dias eles me perguntam: Quando sai o próximo?! O que vai acontecer com tal personagem?! - - é muito bom. Enviam desenhos dos personagens... escrevem fanfics, criam fã-clubes... é sensacional.


~> Conte-nos um pouco sobre 'A Arma Escarlate'.
Meu livro conta a história do Hugo, um menino de 13 anos, morador da favela Santa Marta, aqui no Rio de Janeiro, que, durante um tiroteio em 1997, descobre que é bruxo. Acontece que, nessa mesma noite, ele precisa sair correndo da favela porque está sendo ameaçado de morte por um dos chefes do tráfico. Então ele foge e usa a escola de magia como refúgio. Como única forma de sobrevivência. E ele começa a estudar magia com o único objetivo de aprender o suficiente para voltar lá na comunidade e matar o bandido que está ameaçando a família dele.

Hugo é um protagonista bem diferente. Ele não é super bonzinho. Ele tem um objetivo claro lá dentro, e não é um objetivo muito pacífico. Até por todo o passado dele, por ele ter vivido sempre sob ameaça, ele é um menino arisco, agressivo, arrogante até, mas a arrogância dele é um meio que ele usa para não se sentir inferior.

~> Em entrevistas você disse que serão cinco escolas, isso quer dizer que haverá continuação, certo? Você pode divulgar os títulos dos futuros livros e os nomes das Escolas?
Sim, serão cinco livros. Em cada um eu devo apresentar uma das escolas, sendo que a do Rio de Janeiro vai sempre aparecer mais, por ser a escola do Hugo. Quanto às outras, há uma para cada região do Brasil. Não posso ainda divulgar os nomes delas, mas posso dizer que ficam em Salvador, em Curitiba, em Brasília e na Amazônia!
O título do segundo livro, por enquanto, é "A Comissão Chapeleira". Mas tudo pode mudar até o dia do lançamento!

~> Cada livro vai ter um grupo de personagens principais ou serão os mesmos do primeiro?
Os principais serão sempre os mesmos, mas irei introduzir vários personagens novos ao longo dos livros. Até porque haverá as outras escolas, e alunos nessas outras escolas, além dos vilões que ainda não apareceram no livro 1.

~> Você cogita criar uma competição entre as escolas como o Torneio Tribuxo?
Competição não. Na verdade, há inclusive um programa de intercâmbio entre as escolas, exatamente para tentar evitar essa divisão regional. Tentar juntar todo mundo. Posso dizer que nem sempre eles conseguem.

~> Você também comentou que futuramente poderia contar a história do vilão, esse será o livro spin-off da série?
É, pode ser considerado um livro spin-off, rs. Mas será muito mais pesado do que o resto da série. A história do vilão principal (que ainda não aparece no livro 1) é bem brutal. Eu pensei muito antes de decidir que iria publicá-la. Agora resolvi que vou escrevê-la sim. Seria uma falta de respeito com meu vilão se eu não o fizesse, hehe..


~> Com qual dos personagens você se identifica mais? Porque?
Não sei com qual eu me identifico mais. Acho que todos eles têm um pouco de mim. Mas o personagem que eu mais admiro, e com o qual eu gostaria de, um dia, ser ao menos um pouco parecida, é o Capí. O Capí é o personagem favorito de 90% dos leitores - é o grande mocinho da história (já que o Hugo nem sempre consegue fazer muito bem esse papel, rsrsrs)

~> Se você fosse um dos personagens da história que não fosse o Capí quem você seria? Porque?
Um outro personagem que eu gostaria de ser? Acho que a Caimana.. Eu queria ser disposta como ela, mais esportista..., mais extrovertida... eu queria saber surfar... eu queria gostar de praia... hehehe.

~> Quem é o ilustrador de A Arma Escarlate? Algumas ilustrações foram os fãs que fizeram, você já teve a oportunidade de fazer alguma?
O livro em si não tem ilustrações, mas a página do livro no facebook tem várias! A maioria foi feita pelos leitores! Eles me enviam e eu publico. São fantásticas. Outras são fotos que eu busquei no google (de pessoas que se assemelham com meus personagens) e que eu modifiquei para parecerem desenhos! Assim eu posso mostrar para meus leitores exatamente como eu imagino meus personagens. Os leitores gostam muito de saber.

~> Você tem um projeto chamado 'Potter em Orfanatos' pode nos contar como surgiu a ideia?
A ideia surgiu em uma conversa na página Skynerd RS, no facebook. Foi sugerido que os membros da Skynerd se reunissem para doar brinquedos para crianças em hospitais. Mas vimos que seria difícil conseguirmos a autorização para entrarmos nos hospitais, por causa do perigo de infecção, etc!
Então a ideia foi evoluindo aos poucos, até que eu pensei no Potter em Orfanatos: juntar fãs de Harry Potter, que iriam a casas de acolhimento, para ler Harry Potter e a Pedra Filosofal para as crianças! Em menos de um mês, já somos mais de 5 mil membros no projeto.

Fazemos leituras encenadas e divertidas, para incentivar nas crianças o gosto pela leitura. Depois das apresentações, são doados vários exemplares do livro, para que as crianças possam continuar a leitura de onde nós paramos. O lema do projeto é "Todo órfão tem um pouco de Harry Potter". Está dando super certo. Todos estão super entusiasmados!

~> Qualquer pessoa pode participar ou somente fãs de Harry Potter?
Qualquer pessoa pode partipar! Mesmo que seja apenas doando livros para o projeto.


~> (Infelizmente para encerrar) Qual o seu personagem favorito de Harry Potter? Porque?
Nos livros, é o Lupin. Ele é um personagem super complexo, um professor com sérias crises de baixa auto-estima... muito fofo. No filme, eles estragaram um pouco o personagem, infelizmente. Outro personagem incrível (tanto no livro, como no filme) é o Snape. Esse, eu não preciso nem explicar porque. É indiscutível.

~> Contatos de Renata Ventura?!
Facebook: Perfil: Renata Ventura; Fãpage do livro A Arma Escarlate
Twitter: @rpgventura
Site: www.escarlate.net 
bjs!!!!!!!! :-D

Obrigada pela oportunidade de entrevista-lá.
Espero lhe encontrar na Bienal Internacional do Livro do Ceará com a minha edição de A Arma Escarlate para você autografar!

PS: Quinta-Feira, dia 01 de Novembro fui a Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi e um amigo meu me deu de presente de niver super adiantado a pré-venda do livro A Arma Escarlate. Agora é só esperar chegar! :D