terça-feira, 16 de outubro de 2012

#Entrevista com Khêder Henrique - Autor de 'O Poder de Fogo'

Fiquei amiga de Khêder Henrique no Skoob. E através dessa rede social estamos nos comunicando.

A entrevista foi feita no seguinte esquema: enviei as perguntas para o e-mail dele (khederhenrique@gmail.com) e depois ele enviou as respostas para o meu e-mail.

~> Oi, Khêder! Como vai?
Tudo bem. E com você?
~> Tudo bem também. Fala um pouco sobre você.

Eu sou uma pessoa que adoro viajar, conhecer gente diferente com idéias diferentes das minhas e ouvir histórias diversas. Sou formado em Jornalismo e Gestão de Recursos Humanos. Também sou casado e serei papai no fim do ano. \o/
~> Qual seu autor(a) preferido?
Muito difícil selecionar um, mas o Neil Gaiman é muuuito bom.
~> Em sua lista de leitura, qual o estilo que mais te atrai e quais são seus livros preferidos?

Eu gosto de romances que tenham êxito dentro do gênero em que estão inseridas. Independente do gênero. Pode ser drama, terror, etc. Desde que seja algo que funcione para o leitor. Por exemplo, não adianta ser um livro de terror, mas que te faz mais dar risada do que ter medo, por exemplo.Gosto bastante de literatura fantástica porque quando bem feita ela funciona muito bem como uma metáfora para diversos aspectos da vida real, mas não leio apenas este gênero. Posso listar diversos livros "preferidos", mas nas minhas listas nunca podem faltar O Mundo de Sofia e O Herói de Mil Faces.
~> Você gosta de algum livro que se tornou filme?
Sim. Vários. Entrevista com o Vampiro e O Nome da Rosa são dois bons exemplos. Gosto dos livros e dos filmes.
~> Como e quando surgiu a ideia de escrever 'O Poder do Fogo'?

Sempre quis escrever algo no gênero capa e espada. Tentei fazer algo diferente para não cair no lugar comum das obras do gênero que se parecem muito entre si. A maioria de tais obras resumem-se a eterna luta entre o bem e o mal (o que não é ruim), mas nem sempre dão voz a seus personagens. Ou seja, nem sempre eles tem algo a dizer.O Poder do Fogo mostra que bem e mal não são forças tão facilmente distinguíveis e apresenta dilemas bem pertinentes de nosso mundo real em um universo fantasioso.
~> Como foi ter seu primeiro livro publicado?
Foi emocionante. Claro. Não há palavras para descrever a sensação de ter uma editora apostando em você e ter leitores ávidos por conhecer seu trabalho.
~> Conte-nos um pouco sobre 'O Poder do Fogo'.

Basicamente, O Poder do Fogo narra o dilema de Kiara Ancessus. Ela mora em uma cidade do interior onde ocorrerá um evento para definir o rumo profissional de todos os jovens da região. Todos sabem o que querem. Menos ela. Por ser muito jovem e porque ela não leva aptidão alguma para as atividades praticadas em sua cidade.Secretamente, ela tem vontade de descobrir mais sobre os elementares (estudiosos capazes de controlar os elementos da natureza), pois a mãe dela foi uma elementar que morreu muito jovem. Mas seu pai é contra esta idéia por considerar tal atividade muito perigosa. Dividida entre agradar o pai ou fazer o que ela deseja, ela embarcará numa jornada de aventuras e descobertas. 

~> A pergunta que todos querem saber é se haverá uma continuação. E em algumas entrevistas você disse que será uma quadrilogia. Você pode divulgar os títulos?

Sim. Haverá continuação, mas ainda não tenho previsão de lançamento para informar. Depende mais dos leitores do que de mim. Afinal, a boa performance de vendas do primeiro livro é fator determinante para viabilizar o lançamento de um segundo livro. Por isso, peço aos leitores que recomendem o livro para os amigos comprarem e/ou darem de presente.Eu tenho nomes provisórios para os títulos do próximos livros, mas prefiro ainda não divulgá-los, pois eles estão sujeitos a alterações. O título do primeiro livro mudou até o momento da publicação.. Originalmente, o livro se chamaria "A Aprendiza de Elementar". Por fim, tornou-se "O Poder do Fogo". Os próximos livros manterão este título com algum subtítulo.

~> Você disse em entrevistas que o segundo livro já esta pronto.Você pode com poucas palavras e menos spoilers possível falar sobre ele?

Sim. Quem leu o primeiro livro sabe que a Kiara tomou uma importante decisão no fim da trama. O segundo livro abordará as consequência desta escolha. Enquanto no primeiro livro a Kiara era mais indecisa e insegura, no segundo livro a Kiara está mais determinada e segura, porém, isso lhe trará problemas. Afinal, confiar em suas habilidades é uma coisa, deixar que seu talento lhe suba a cabeça é outra. Ela vai aprender esta lição de forma penosa.  Enquanto o foco do primeiro livro estava sobre Lucius e Elemiah, além de Kiara, o segundo livro dará destaque a Suzi e Kalinka.Kiara também irá investigar sobre o passado de sua mãe e sua família, os Ancessus. Muito do que ela irá descobrir não são coisas boas. 
~> Você lançará um livro spin-off para a série?

Nunca me perguntaram sobre isso. Mas eu gostaria de escrever alguma coisa sobre a Kalinka, que depois da Kiara é minha personagem favorita. Também tenho idéias para uma trama que se passe anos após os eventos de O Poder do Fogo, mas com outros protagonistas. Porém, acho que esses planos ficariam para depois de outros projetos que possuo fora do universo de O Poder do Fogo. 
~> Com qual dos personagens você se identifica mais? Porque?
Os dilemas da Kiara. Sem dúvida. Sem perceber, o autor coloca muito de seus próprios dilemas na trama. Quem nunca ficou indeciso diante de uma importante escolha que irá se refletir para o resto de sua vida? Esse é o principal dilema da Kiara no primeiro livro.
~> Se você fosse um dos personagens da história que não fosse 'os dilemas da Kiara' quem você seria? Porque?
Apesar de me identificar com os dilemas na Kiara, eu sou mais parecido com o Lucius. Busco constantemente o conhecimento e sou um pouco atrapalhado.
~> Por falar em personagens foi você mesmo que fez as ilustrações?
Não. As ilustrações de O Poder do Fogo são obras do ilustrador carioca Licinio Souza. 

~> Você quer deixar uma mensagem para os leitores?
Sim. Gostaria que os leitores apostassem mais em obras de autores nacionais. Tem muita coisa boa por aí que precisa ser conhecida. Sei que irão se surpreender!
~> Contatos de Khêder!

Site: www.khederhenrique.com.br
Twitter: @khederhenrique


Khêder, Obrigadão pela entrevista! :D

PS: Se você ainda não conhece o livro O Poder de Fogo confira aqui!
Confira também o 1º Capítulo de O Poder do Fogo clicando aqui!